Watch Consumo

Se uma empresa define seu mercado de maneira muito ampla, pode diluir seu foco. Se o fizer de maneira muito restrita, perderá oportunidades e permitirá que ameaças invisíveis surjam. Para que ela possa definir, de forma mais precisa, qual parcela do mercado do consumo total das famílias do Brasil ela vai competir, a TTL criou o Watch Consumo.

O Watch Consumo permite a definição das oportunidade de venda, o planejamento das linhas e características de produtos, sortimento, preços e descontos ao longo do tempo, em cada um dos mais de 5.000 municípios no Brasil.

Além disso o Watch Consumo permite adequar a oferta de produtos e serviços a demanda – através do conhecimento do tamanho do “bolso” do consumidor.

Com isso, a empresa pode adaptar a sua oferta para um determinado comportamento de compra do consumidor, equacionando o problema de descoberta de produto. Numa outra perspectiva, o Watch Consumo possibilita encontrar os consumidores correto para uma determinada oferta, em mais de 400 itens de consumo distintos, atualizados mensalmente*, resolvendo o problema de targeting.

Imagem parcial de um dos mais de 400 itens disponíveis: Energia Elétrica Residencial

O Watch Consumo reúne dados de cada um dos itens de consumo domiciliar, agrupados em periodicidade mensal, para cada um dos 5.570 municípios no Brasil, contemplando inclusive toda a estrutura geográfica adotada pelo IBGE – Região, Estado, Mesorregião, Microrregião e Cidade. Reúne ainda informações atualizadas e estimadas sobre a população de cada município, PIB mensal, a renda efetiva média em cada cidade, o número de domicílios, média de moradores por família – todos esses elementos fundamentais para o cálculo do potencial de cada item por município bem como o orçamento familiar. Ambos tomando-se como referência o consumo, a renda efetiva e o produto interno bruto mensal de cada cidade.

* Dados atualizados mensalmente e histórico disponível a partir de 2008. Saiba mais!​